quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Uma Análise Reformada do Pentecostalismo

Uma análise, do ponto de vista da Fé Reformada, do movimento religioso conhecido como Pentecostalismo é necessária. O motivo é que o Pentecostalismo tem invadido as Igrejas Reformadas. Alguns sustentam que a Fé Reformada e o Pentecostalismo são harmoniosos; outros alegam que o Pentecostalismo é a complementação da Reforma em nosso tempo; outros proclamam abertamente que a religião Pentecostal substitui a Fé Reformada histórica.
É legítimo conduzir esta análise. É comum os Pentecostais insinuarem que críticas ao Pentecostalismo é o pecado imperdoável da blasfêmia contra o Espírito Santo. Um Reformado não é intimidado por tal tática de amedrontamento. Mais de uma vez na história da Igreja, falsos mestres tentaram ganhar recepção na Igreja apelando ao Espírito. Um exemplo sobressalente é a aparição de fanáticos no tempo da Reforma Protestante do século 16, que perturbaram os Luteranos em Wittenberg. Esses eram "profetas celestiais" e "entusiastas," que alagavam receber revelações especiais do Espírito e realizar milagres. Eles atemorizaram Melanchthon, mas não a Lutero. Quando gritavam, "O Espírito, o Espírito", Lutero replicava, "eu esbofeteio seu espírito no focinho."
O Reformado conhece a instrução do Espírito de Cristo na Sagrada Escritura: "Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo" (1 João 4:1).
O padrão da análise dos espíritos, incluindo o espírito do Pentecostalismo, é a Sagrada Escritura, a Palavra de Deus inspirada. À luz da Escritura, a pergunta deve ser essa: esse espírito, esse movimento religioso, confessa a Jesus Cristo (1 João 4:2-3); ele permanece "na doutrina de Cristo" (II João 9)? O Espírito Santo confessa a Jesus Cristo e traz a doutrina de Cristo!
Nossa análise do Pentecostalismo deve incluir uma consideração de seus críticos sobre a vida cristã dos crentes Reformados. O Pentecostalismo deprecia a vida dos "meros crentes."
O efeito do Pentecostalismo é que os crentes se perguntam se a sua vida é o que deveria ser – uma vida cristã normal. Os crentes passam até mesmo a duvidar se são cristãos afinal. Em última análise, o apelo do Pentecostalismo ao povo religioso é sua ostentação de uma vida cristã mais alta, plena, profunda e rica. O Pentecostalismo exulta numa vida cristã que é só poder, excitamento, alegria e vitória.
Que ninguém suponha que, porque falamos de uma análise Reformada do Pentecostalismo, a preocupação da análise está limitada àqueles que são membros de uma igreja Reformada. A Fé Reformada representa o Protestantismo – Cristianismo Bíblico. Como ficará evidente, o padrão pelo qual a Fé Reformada conduz a análise é a Sagrada Escritura – a regra de fé e prática de todo cristão professo. Sob a clara luz da Sagrada Escritura, o Pentecostalismo demonstra características que o marcam inequivocadamente como uma forma de uma antiga e bem familiar ameaça ao Cristianismo.